terça-feira, 19 de abril de 2011

Você tem mais vergonha ou mais orgulho do seu passado?

Você tem mais vergonha ou mais orgulho do seu passado?
Eu tenho mais vergonha.
De fato, já fiz muito coisa que me arrependo só de lembrar, vagamente, de ter feito. É! eu, definitivamente, sinto mais vergonha do meu passado. Mas, se você quer saber, eu prefiro sentir vergonha à orgulho.
Sabe por que?
Porque se hoje eu sinto vergonha é porque, de alguma forma eu estou diferente do que eu era no passado. Porque errei, quebrei a cara, me arrependi... mas isso não me fez desistir - e é por isso que ainda estou aqui.
Penso que se sentisse orgulho do meu passado o sentimento de mudança - que eu, particularmente, acho bem melhor - não existiria. Eu teria orgulho puro e egoísta do que eu fiz e do que eu era e nisso estaria, obviamente, embutido ainda a mesma mentalidade que eu carregara no passado, ou seja, no final, o passado não serviu de nada, já que no presente as coisas seriam iguais às que eram no passado e eu continuaria sendo igual.

Prefiro mesmo me envergonhar do meu passado e ter a certeza que mudei à sentir orgulho do que fiz e - bem provavelmente - continuaria fazendo, já que me orgulharia disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário